Todos os Direitos Resevados à Lu Cavichioli

Creative Commons License Todos os trabalhos aqui expostos são de autoria única e exclusiva de Lu Cavichioli e estão licenciadas por Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License. Não comercialize os trabalhos e nem modifique os conteúdos Se quiser reproduzir coloque os devidos créditos

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Quando eu pensei que só haviam 3 Marias, eis que me aparece...

a quarta...
Na Fábrica de Histórinhas:

MARIA BONITA!




Mariazinha das Bonita, como era chamada pelos cabras da vila me apareceu primeiramente em sonho, depois em visão tipo assombração e por último chegou de mala e cuia colando em minha cachola.
Eu não tinha nenhuma experiência com esse tipo de personalidade, mas gostei da bichinha. E aos poucos fomos criando amizades.

Um dia ela me convidou para tomar um licor de pitomba e eu fiquei assim tão cabrera com essa fruta que fui pesquisar primeiro, pra depois aceitar a bebida. Talvez , mania de caipira, de bicho do mato, sei la o quê. Mas foi o que eu fiz!

Fiquei sabendo que essa fruta aparece desde a região amazônica, passando pela mata atlântica, nordeste do Brasil até o Rio de Janeiro. CARAMBA?! Santa ignorância a minha, mas eu pouco liguei pra isso. Só sei que ela tem dois caroços recobertos por uma camada fina, porém suculenta e tem mágica mistura do adocicado com o cítrico.

Depois dessa maratona em pesquisas, decidi aceitar o convite da Bonita e lá resolvi ficar mais tempo em suas terras.

Curiosamente descobri que essa Maria Bonita era modelo e confeccionava seus próprios vestidos. Fiquei estarrecida com tanto tecido, estampas e modelitos que a moça tinha.
Era vaidosa a moleca!

Gostava de usar colares e brincos de penachos e tinha a preocupação sempre de combinar as peças para que tudo ficasse em harmonia, embora eu achasse um tanto de exageros ali.

A moça em questão tinha cabelos aloirados, e já que tudo era maria, ela usava maria chiquinha naquele dia. Fazia questão de mostrar sua pele  sempre muito bem hidratada e bronzeada, unhas feitas e maquiagem exacerbada.

Uma tarde dessas em que o sol fica eterno sobre a Terra, nos encontramos em um quiosque a beira mar para  uma conversinha amistosa e fraterna.
Pedimos água de côco, depois batidas tropicais com frutas, leite condensado e um pouquinho de vodca e MUITO gelo pra refrescar.

Em meio à nossa conversa, Bonita começou a declamar versos sobre o mar. Fiquei a ouvir sua voz naquele sotaque cantador e lhe perguntei: -"Maria, de quem são esses versos?"
Ela prontamente e demonstrando um pouco de orgulho disse: " São meus"!
OH, exclamei! Tu és poeta?
_" Sou, nasci assim, em vez de chorar, declamei um poema!"

Eu quase caí da banqueta... Seria essa Maria uma lenda?
Folclórica eu já tinha visto que era, justamente pela maneira de se vestir, e os adereços que vinham em seguida.

"Mas que boa notícia, moça Bonita (...) Tu és uma artista porque além de criar vestimentas coloridas e esvoaçantes para alegrar a toda gente, ainda cria versos!?

 Eu estava perplexa diante de tal figura ilustre.

Ela assentia positivamente com a cabeça e ria a toa mostrando a dentadura (que ainda eram dentes permanentes) - pelo menos parecia assim. E olhando atentamente pra mim dizia:

_" Mas não se espante e nem se surpreenda eu escrevo sobre tudo que observo. Tudo que está à minha volta é um pulo pra poesia acontecer. Estou pensando até em escrever um romance regional a lá Guimarães Rosa...
Agora eu caí literalmente da banqueta!!

"_Ahhhhhh" - ela gritou : "Não se aveche moça, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. E gargalhava...")

Aquilo tudo estava demais pra mim. Realmente nunca tinha visto criatura semelhante...

Maria Bonita era muito gentil então convidou-me a pousar em sua casa. Aceitei de primeira!

Quando chegamos eu vi uma casa térrea toda ajardinada e um lindo roseiral alaranjado onde cantavam curiós e pintassilgos.
Logo que adrentei, vi uma sala ampla com muitos quadros quase que preenchendo todo o ambiente.
Quando cheguei mas perto vi que a galeria era composta  por uma espécie de vitral fotográfico onde a natureza figurava com ela - A MARIA BONITA!

Em todos os quadros ela estava presente... e curiosamente perguntei:
"_ Maria, porque você está em todos os quadros?"

Ela sem cerimônia, respondeu:
"_ É que eu me amo"!

by Lu C.


7 comentários:

  1. Olá, Lu. Nossa, essa Maria é bonita mesmo! vaidosa, e se ama. Uma Maria que toda maria gostaria de ser! Se gostar de contos, junte-se ao meu novo blog (acredite se quiser, fiz outro. esse troço vicia). Chama-se "Contos de Ana Bailune." Tchau!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do tu conto, Lu! Parabéns. Um abraço. Tenhas um ótimo feriadão.

    ResponderExcluir
  3. Hummm

    sei...

    Maria Bonita.Vestidos.
    No sertão.
    Está em todas as fotos.
    E ainda se ama???

    kkkkkkkkk

    Adorei!!!
    Parece até que eu conheço a Maria Bonita, sabe, miga? De tão "real" que ela é!!!
    Amei a quarta Maria e que venham quinhentas delas! Que série boa, eta sô!

    ***Um beijão, miga, tá corrido mesmo, porque agora no final de fevereiro entrego minha monografia (se Deus quiser! Está quase pronta, acertando os últimos detalhes) e faço as três últimas provas dia 16 de março - ore por sua amiga, ok?
    E depois conversaremos sobre seus assuntos, dos quais terei a honra de participar!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Oi Gracinha kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    To esperando a conclusão do teu curso miga.
    Boa sorte e Deus esteja contigo em tudo.
    Orando por ti!

    Entro de férias dia 14, mas estarei por perto, afinal o notebook vai comigo kkkk
    a gente se fala, ok?

    Tudo de melhor pra ti!
    mile baci!

    ResponderExcluir
  5. Ok Ana, já fui lá e te sigo. Lendo teus contos e viajando em tua imaginação genial.

    bacios

    ResponderExcluir
  6. Oi Dilmar, obrigada por compartilhar!
    abraços e bom feriado pra ti tb!

    Lu

    ResponderExcluir
  7. Lu.
    Faz tempo que não venho aqui.
    E foi bom.
    Maria Bonita, sertão, vestidos e suco de pitomba.
    Gostaria de tomar esse suco. Gosto das frutas tropicais.
    Quantas Marias assim tem por aí?. Queria ser uma também. Só sou igual numa coisa: Eu me amo.

    Um conto lúdico e bem escrito permeado de muita informação.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Escritos na Memória

Deixe seu comentário, eu gostaria imensamente saber tua opinião

Obrigada